segunda-feira, 25 de maio de 2009

Patronos em destaque

Pretendemos destacar para conhecimento de nossos visitantes as figuras de nossos patronos e acadêmicos.Hoje destacaremos o patrono da cadeira nº7 Cléo Bernardo de Macambira Braga, que tem como acadêmico titular o presidente Eriberto Siqueira dos Santos, que é advogado, escritor e radialista.
Cléo Bernardo era advogado, professor e político.Nasceu em Belém no dia 11 de Fevereiro de 1918, filho de José Antunes de Vasconcelos e Silvia Augusta de Macambira Brags.
Cléo tinha como irmãos Silvio Leopoldo de Macambira Brags e Isadora Braga dos Santos. Seu avô, o coronel José Leopoldo Pereira Macambira, foi um dos homens mais influentes e pretigiosos em Santarém e Baixo Amazonas. Da mesma forma que seus tios Antônio e Joaquim de Vasconcelos Braga. Antônio foi comerciante e industrial e Joaquim farmaceutico e intendente municipal.
Cléo Bernanrdo foi político tendo sido deputado estadual por duas legislaturas 1951 à 1955 e de 1959 à 1963.Foi considerado por muitos como o maior orador da Amazônia e um dos maiores do Brasil. Fundou no Pará o Partido Socialista Brasileiro.Em 15 de Junho de 1964 foi preso e teve os direitos políticos cassado, porém logo em seguida o STM voltou atrás. Foi o fundador em Belém da revista "Terra Imatura" e liderou no Pará a campanha em defesade nosso petróleo de da Petrobrás como instrumento central do desenvolvimento brasileiro.Como jornalista e político sempre esteve em defesa de sua amada Santarém e da concretização da rodovia Santarém Cuiabá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário