quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Homenagem ao acadêmico.


Raimunda Rodrigues Frazão- Dica Frazão é ocupante da cadeira de número 31 que tem como patrono Raimundo Alves Pereira Fona. Ela nasceu em 29 de Setembro de 1920, filha de Manoel Franklin Rodrigues e Margarida Lopes Rodrigues. Dica trabalhou como modista em Santarém, no período de 1943 a 1948. A partir de 1949 iniciou seus trabalhos como artesã. Seus primeiros trabalhos foram em penas de pássaros, ventarolas e os cheirosos leques de raiz de patichuli. Atualmente utiliza raizes exóticas e fibras raras e desconhecidas em seu artesanato que atrái turistas de vários países ao Museu Dica Frazão. Já participou de várias exposições como a da Semana de Santarém em Belém, no Teatro da Paz promovida pelo então governador Fernando Guilhon em 1974; Exposição no Tropical Hotel de Santarém; Exposição durante a visita do Presidente Ernesto Geisel em Santarém no ano de 1978; Exposição da Paratur em Belém em 1987;Exposição no espaço cultural do Banco do Brasil entre tantas outras. Dica Frazão recebeu muitas homenagens entre as quais título de cidadã santarena em 1987, medalha Felippe Betendorf em 1987; benção apostólica especial do Papa em 1990; título "Mãe da arte santarena"concedido pela Câmara Municipal de Santarém" no ano de 1996, medalha do mérito cultural Wilson Dias da Fonseca, Comenda jóias e artesanato do Pará, troféu Mulher Padrão do Pará

TALENTOS DOS ACADÊMICOS NO PROJETO POR DO SOL.

A SESC e Academia de Letras e Artes de Santarém estão em conversações para formalizar parceria no sentido de abrir espaço no projeto Por do Sol para que os imortais da academia apresentem sua arte.

ACADEMIA PRESTIGIA FEIRA DA CULTURA.

No dia 11 de Agosto foi aberta oficialmente a Feira da Cultura Popular, na Praça Barão de Santarém. A Academia esteve prestigiando o acontecimento através dos imortais presidente Eriberto Santos, secretária Aurenice Gabler, Isauro Farias, Gumercindo Rebelo, Ezelimar Lima e Laurimar Leal.

ACADEMIA VOLTA DO RECESSO.

A Academia de Letras e Artes, depois do seu recesso de julho, retornará as suas atividades à partir do dia 20 de Agosto no salão histórico de juris do Museu João Fona.Durante a reunião que começará às 18:00 horas os acadêmicos prestarão homenagem ao fundador de Santarém Padre João Felippe Betendorf que nasceu no dia 25 de Agosto de 1627.Bettendorf é pouco conhecido e homenageado pelos santarenos.